DISCUSSÃO TEÓRICA: E POR FALAR EM CENÁRIOS
Estamos aqui mais uma vez com a Coluna “Discussão Teórica”, com a premissa de debater opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de Battle Scenes. Eu sou Yuri Bittencourt e hoje o tema abordado serão os Cenários.
A idéia de abordar o esse tema veio após um amigo falar que: “30% da vitória de um jogador está em saber usar seus cenários”. Você pode concordar ou discordar! Fato é que, os cenários possuem grande influencia nas partidas podendo te salvar ou ajudar a derrotar o oponente em um momento decisivo no jogo, assim como acelerar uma abertura de mesa.
Grande parte dos cenários oferecem bônus aos jogadores deixando assim, o jogador que pôs o cenário em cena, em vantagem. Devido á força que esse tipo de carta possui, ele pode ser facilmente retirado de cena sendo substituído por outro cenário. Porém se o oponente não possuir cenários na mão, seu cenário em cena pode muito bem lhe deixar por algumas rodadas em vantagem.
O jogo possui uma grande variedade de cenários para as mais possíveis estratégias. Sendo alguns deles:
Cenários que causam dano, ex: Explosão Certeira e Explosão Errática;
Que dão bônus de dano, ex: À Espreita e Combate ao Crime;
Compra extra de cards, ex: Investigar Arredores e Plano Magistral;
Buscam personagens ou cartas específicas, ex: Convocar Reforços e Investigar Ruinas;
Restringem as ações do oponente, ex: Aguarde sua Vez e Passado Sombrio;
Revelam a mão do oponente, ex: Ben Urich Investiga e Invocar o Ralâmpago.
Dentre outros efeitos mais específicos. Sendo estes, praticamente instantâneos! Alguns ainda impõem alguma condição para a ativação do efeito, como A Era de Ultron, por exemplo. Onde é necessário a incapacitação de 1 Ultron para que cause dano. Caso a condição não seja atendida, o cenário não tem seu texto ativado. Mesmo assim é válido para retirar outro cenário de cena que pode estar lhe prejudicando e dando vantagem ao oponente.
Um exemplo de deck que tem grande influencia de cenário é o deck Batalha nos Céus de Anderson Thelles.
A estratégia do deck é utilizar e manter em cena o cenário Batalha nos Céus. Este cenário evita que alguns personagens dêem alvo de ações contra outros personagens. Onde apenas personagens com vôo podem alvejar personagens com vôo e personagens sem vôo podem alvejar apenas personagens sem vôo.
O deck utiliza habilidades de Telecinesia, que não tem os personagens como alvos, mas sim as cartas que estão carregadas nesses personagens. Assim permitindo que você consiga atingir o oponente.
Para aqueles que ainda não conheciam o deck, deixo aqui dois links de posts sobre o deck, feitos pelo próprio Anderson: Construindo passo a passo um baralho e Batalha nos céus sobe para nível competitivo.
Com essa força e vantagem que um cenário pode trazer para um jogador, algumas cartas se tornam mais presentes no cenário competitivo e são mais valorizadas pelos jogadores.
Quando um deck necessita de um cenário ou ganha grande vantagem com a utilização de um, não consigo pensar em outro personagem pra garantir a utilização desse cenário, se não o Mystério. Porém não é apenas esse cara com aquário na cabeça que é capaz de mexer com os cenários. Outros personagens também trazem essa possibilidade. Arcade, Capitão América V2, Capitão América V3 e Feiticeira Escarlate.
Entretanto apenas Mystério é capaz de buscar qualquer cenário no seu baralho. Tornando-o uma excelente carta. Com a força desse personagem e sua grande utilização, outra carta ganha peso: Homem Molecular. Capaz de tirar um cenário em cena com sua ação e com uma passiva que countera muito bem a passiva de Mystério.
Assim como personagens com a capacidade de buscar cenários e colocá-los em cena, o jogo também possui habilidades capazes de colocar e retirar cenários que estão em cena. Como Sugestão Coletiva, que está mais presente no meta devido ao fortalecimento que Telepatia teve com as ultimas coleções; Onda de Tranquilidade, particularmente nunca vi alguém utilizar está carta, porém não deve ser ignorada. Retirar um cenário em cena e comprar uma carta por custo 0 de incapacitação não é ruim; Mente Sobre Matéria que descarrega uma carta de um personagem e se for um cenário, o coloca em cena. Podendo ser muito útil em um momento de aperto.
Com personagens e habilidades que influenciam a utilização de cenários, não poderiam faltar suportes que também o façam:
TAA II é um suporte muito forte até mesmo fora de um deck de Galactus, pois um trecho de sua passiva não tem ligação ao Tribal Arautos ou ao Devorador de Planetas. Seria ele: “Os oponentes não podem usar os cards de cenários dos recursos deles (os textos daqueles cards não funcionam, e eles não poderão ser carregados em personagens ou suportes nem retirados dos recursos)”.
Carta que se faz útil contra Poder Cósmico que tem seu custo adicional de Energia Cósmica, impedindo assim que os cenários sejam postos na base do deck. E também contra decks pesados que ganham força no late game, como Irmandade de Mutantes que precisa de grande quantidade de recursos.
Outro suporte que tem relação com cards de cenário é Carregamento de Vibranium. Um suporte com grande potencial em decks de regeneração ou de personagens que possuem Energia Inicial alta. Pois assim o jogador que utiliza o suporte não é tão prejudicado pelo efeito.
Battle Scenes possui muitos cenários com grande potencial, porém o li
mite de 60 cartas em um deck acaba restringindo o uso de alguns cenários por falta de espaço o que também ocorre com os suportes. Em média, a maioria dos baralhos utiliza no máximo 10 cenários. Dentre esses 10, geralmente temos presença confirmada para Convocar Reforços e Retirada Estratégica. Assim fazem os jogadores do meta de Porto Alegre e Região Metropolitana. Busca e Apreensão também tem aparecido muito devido a grande quantidade de suportes que estão sendo usados ou suportes de peso como Asteróide M, Torre Stark e Nave dos Guardiões.
Existem alguns cenários que acredito que possuem grande potencial, porém no cenário competitivo de minha cidade não são utilizados. Mesmo gostando dos cenários que citarei, nem mesmo eu os utilizo decorrente do que acabo priorizando na hora de montar meu deck. O que acaba sendo reflexo do meta atual. Esses cenários são:
Fora esses cenários há dois entre os que eu considero fortes que já estão sendo utilizados com maior frequência devido ao aumento na utilização da(o) Habilidade/Poder Genialidade e para jogar contra os efeitos de Homem Formiga e Jaqueta Amarela: Reunião de Intelectos e Entrando de Cabeça.
Futuramente prevejo um novo cenário sendo muito utilizado. Discussão Extrema será mais uma opção de dano na preparação podendo ser utilizado em qualquer deck, porém com maior dano para decks que possuem personagens com afiliação Illuminati.
Com tantas opções de cenários fica até dificil de escolher quantos e quais colocar no deck. O importante é saber quando usar e nunca subestimar um cenário. Jogando contra alguns oponentes aprendi a sempre ter um cenário na mão, pois pode ser decissivo na partida.
Você jogador, quais cenários costuma utilizar e quais gostaria de usar, mas falta espaço no deck? Qual sua opinião sobre a utilização e potência desse tipo de carta?
Abraços a todos e até a próxima.