ESTRATÉGIA EM ESTUDO: ATAQUE ENERGÉTICO
Seja bem-vindo a coluna Estratégia em Estudo! Sou eu novamente, Sergio Menna, e esta semana começaremos uma série nova em que discutiremos estratégias com cada poder de BS, e possíveis combinações.
E hoje é a vez de Ataque Energético, outro poder bastante ofensivo, com poucas antecipações e ações imprevistas, mas que compensa pelo dano alto e a possibilidade de causar dano em todos os personagens!
1. Sobre cards de Ataque Energético:
Com apenas 16 cards de habilidade, esse é um dos poderes com menos cards de habilidade, ficando atrás apenas de Poder Cósmico com 15 e Regeneração com 13. Com apenas UMA antecipação – empatada com Super Força – Ataque Energética compensa com ações que causam muito dano. Aparecendo em 70 personagens (quase 21% de todos os personagens), não deve ser negligenciado. As combinações possíveis são interessantes: com Genialidade (12 personagens), com Telecinésia (12), com Super Força (20) e com Voo (43), sendo esta última a mais famosa. Em Invasão Cósmica, foi lançado Focalizar Alvo e Choque Cerebral numa tentativa de criar uma sinergia entre Ataque Energético e Telepatia, mas no fim apenas a Fênix Negra possui esses poderes.
As três habilidades mais utilizadas deste poder são: Chuva de Raios, aparecendo em 818 decks; Concentrar Poder, aparecendo em 721 decks; e Raio de Força, que aparece em 649 decks na Database.
Hoje iremos usar uma combinação Ataque Energético e Voo para construir um deck. Essa combinação já foi bastante explorada no passado, então poderemos sair com uma lista satisfatória. Com a Guerra Mundial chegando, vamos transformar este deck em um tribal de X-Men.
Uma vantagem desta afiliação é que podemos aproveitar o Pássaro Negro no deck que, além de conceder +2 de Escudo para os X-Men, concede Ataque Energético, Voo e Genialidade. Com isso, o deck já começa a tomar uma forma.
O arquétipo que falaremos hoje é o Pikachu, deck baseado em Ataque Energético e Voo, com algumas outras possibilidades.
Primeira Conclusão: Ataque Energético é um poder bastante focado em causar dano, com poucas antecipações, mas com algumas opções de efeitos em múltiplos alvos. Concentrar Poder é um dos cards mais emblemáticos deste poder por conceder ao personagem que o carrega a possibilidade de agir no mesmo turno em que entra em cena.
2. Arquétipo de deck: Pikachu
O arquétipo Pikachu é muito parecido, conceitualmente, com o good stuff em outros cardgames. O good stuff é, basicamente, uma mistura de muitas coisas boas em um só deck.
Por exemplo, temos o Pikachu. Construir um deck baseado em Voo e Ataque Energético usando apenas os melhores personagens com esses poderes é uma tarefa razoavelmente simples. Temos Patriota de Ferro, Guardião e Senhor das Estrelas apenas para citarmos os personagens que possuem capacitações extras. Tranquilamente poderíamos usar Máquina de Bloqueio Mental num deck com essa base. Outra opção de base poderia ser Tony Stark e suas armaduras: todas elas possuem os dois poderes, e você consegue colocar todas as cópias em jogo enquanto o Tony Stark estiver em jogo, ou enquanto ele for carregado por um personagem com o mesmo alter ego. Se quisermos uma base com maior capacidade de dano, podemos ficar com Korath – O Perseguidor, Ronan – O Acusador, Raio Negro e do personagem Sentinela Kree. Pyro é uma inclusão automática em qualquer uma dessas listas, assim como Concentrar Poder. Podemos até mesmo usar combinações de bases e juntá-las para termos um deck mais versátil e com mais opções. Por esse e outros motivos, eu acredito que não seja uma lista muito difícil de elaborar.
Temos ainda a possibilidade de trabalhar com um terceiro poder, pra servir de apoio. Uma
opção que eu gosto é Ataque à Distância: imagine Thor, Máquina de Combate, Senhor das Estrelas e outros em um deck com Fogo Cruzado? Granada de Mão resolve o problema dos personagens que não possuem o poder Ataque à Distância, além de ser uma opção de dano também. Outro poder que pode ajudar é Elasticidade, mas vamos deixar essa discussão para uma próxima coluna.
Dentro das possibilidades que discutimos, podemos ter um deck que jogue com um tema tribal ou não. É o caso de X-Men, Guardiões da Galáxia, Thunderbolts/Vingadores Sombrios, Sentinelas, Kree... Todas essas afiliações possuem condições de jogar nesse arquétipo, e com a vantagem de suportes e/ou cenários interessantes. Zeus e Máquina de Bloqueio Mental foram feitos um para o outro, assim como Astronave Kree fortalece a situação do Ronan e seus asseclas. Nave dos Guardiões, entre outras coisas, concede Voo para os personagens da afiliação (até mesmo para uma árvore, para um cachorro e para um guaxinim...). Com Sentinelas, temos os Nano Sentinelas, o Posto de Monitoramento e o novo Supra Sentinela para adicionar na lista de opções. E é claro, temos os Ultrons... Indiferente das afiliações deles.
Para encerrarmos esse ponto, aproveito para lembrar mais uma vez do Portal para o Microverso. Decks focados em ofensividade sempre podem se valer deste suporte.
Segunda Conclusão: para construirmos um deck deste arquétipo, basta focarmos nas melhores opções de personagens com Voo e Ataque Energético à disposição e depois tentar construir a sinergia em volta dessa escolha. Pode ser suportes, cards tribais e até mesmo um terceiro poder para dar suporte. Uma constante nesse arquétipo é o Concentrar Poder, que torna o deck capaz de agir com os personagens no turno em que entraram em cena.
3. Concentrar Poder versus o metagame:
Com a aparição do personagem Jaqueta Amarela no metagame, assim como da Joia do Infinito – Tempo, as coisas ficaram um pouco mais difíceis para o Pikachu. Concentrar Poder perdeu a sua hegemonia, mas de longe é ainda um card poderoso. A estratégia pode enfrentar novas dificuldades, mas isso é um problema para quase todos os demais decks do atual meta. Formas de combater a Joia e de jogar em torno de Jaqueta/Formiga já foram apresentadas em Evolução Paralela, então basta apenas nos focarmos nos problemas e lidarmos com eles.
Uma complicação extra, no entanto, que acontece com Concentrar Poder: como ele permite usar qualquer ação de Ataque Energético, não só a dele, é preciso escolher a ação antes de usá-la. Vamos supor que você quer usar a ação Chuva de Raios com o personagem que entrou em cena agora, e vamos supor que outro personagem entrou em cena agora também e esteja carregando Concentrar Poder. Você suspeita que seu oponente tenha Jaqueta Amarela na mão. Eu sugiro usar com o outro personagem outra ação que não seja a Chuva de Raios, porque se seu oponente tentar anular aquela ação com Jaqueta, Chuva de Raios ainda poderá ser usada pelo outro personagem. Lembre-se que Jaqueta só impede a ação usada, e não o texto do Concentrar Poder! Então se lembre disso quando estiver jogando contra, por exemplo, Vingadores na Guerra Mundial.
Terceira Conclusão: o texto do Concentrar Poder não é uma ação e, portanto, não pode ser anulado da mesma forma que outras ações. Mesmo que a ação do card seja anulada, isso não anula o texto das outras cópias.
4. Decklist: X-Men good stuff:
Voltando então para nossa proposta, vou começar explicando a escolha de personagens:
Tempestade V2 e Cristal: adicionam proteção aos personagens. Além disso, a ação da Tempestade pode impedir um oponente de antecipar com ações de Voo e a ação da Cristal pode incapacitar um personagem para reduzir ainda mais as chances do oponente de antecipar em seu combate;
Vampira V2: é uma das estrelas do deck, pode jogar com qualquer habilidade e ajuda nas antecipações. Sua ação também pode ser usada na preparação para impedir algum personagem do oponente de antecipar em seu combate;
Fênix e Fênix Negra: a Fênix ajuda a controlar a mesa devolvendo os personagens do oponente, e ainda pode ajudar a reaproveitar algum texto de entrar cena de seus personagens, como o Homem de Gelo ou a Kitty Pride. Eventualmente pode ser a base para evoluir a Fênix Negra e adicionar mais poder de fogo aos seus combates;
Forge: está no deck para poder ajudar a colocar os suportes em jogo, em especial a Mansão e o Pássaro Negro. Como opção, você pode usar aqueles suportes que saem de cena caso você não faça uma determinada ação (Campo Magnético, Minério Clandestino etc.). Nesse caso, o Forge vai ser uma máquina de gerar recursos, e eu aconselharia usar três cópias daí;
Kitty Pride, Lince Negra e Lockheed: a Kitty ajuda a “bater” em seus suportes para gerar recursos, especialmente para descarregar de seus suportes habilidades que foram carregadas acidentalmente neles. A Lince e o Lockheed estão aqui para adicionar opções de antecipações para o deck, fora o texto dela que a mantém protegida de decks que abusam de suportes em cena;
Wolverine V1: antecipação causando dano penetrante? Quero dois, por favor;
Homem de Gelo: além de ser um Voar Alto quando entra em cena, tem uma antecipação interessante;
Capitão Universo: evoluir a partir de um personagem agonizante para salvá-lo, texto que o capacita e ganha as afiliações dos seus outros personagens são os motivos para ele estar na lista.
Link na Database: http://mtcgdatabase.com.br/?task=Deck&action=deckPage&deck=8853
Os suportes do deck são escolhas mais simples de explicar. Pássaro Negro adiciona defesa e concede todos os poderes que o deck usa, indiferente do personagem. A Mansão Xavier ajuda a capacitar seus personagens. Armadilha Reforçada e Câmara de Neutralização são algumas alternativas para aprisionar personagens do oponente, e Chamariz Holográfico serve como primeira linha na defesa de seus personagens.
Retirada Estratégica e Invocar o Relâmpago, que aparecem em maior quantidade, são para reagir a certos cards do metagame, como salvar um personagem marcado pela Cassandra Nova ou para ver se seu oponente tem algum personagem da dupla dinâmica – Jaqueta e Formiga – na mão. Retirada Estratégica também permite devolver um suporte para a mão para liberar recursos quando necessário. Provavelmente aumentar para três cópias no deck seja uma boa.
Convocar Reforços é para aqueles momentos em que estamos tentando nos recuperar de uma situação difícil e não temos os personagens na mão. O card Múltiplas Identidades serve para procurar pela Fênix Negra ou pela Kitty/Lince. Invasão Secreta é uma forma de contornar problemas com decks idênticos.
Para finalizar, as habilidades: enquanto as habilidades de Ataque Energético garantem vários ângulos de ataque, as habilidades de Voo se encarregam de gerar recursos, auxiliar nas antecipações e na proteção dos personagens. Uma interação que merece destaque é Exploração Aérea com basicamente qualquer outro card do deck, mesmo um personagem como a Fênix Negra ou Kitty/Lince nos seus respectivos personagens de mesmo alter ego. E o fato dele ser descarregado após isso é outro aspecto interessante, pois poderá ser carregado no próximo personagem que entrar em cena.
Trabalho em Equipe serve para permutar os cards entre os personagens; Cubo Cósmico amplia a quantidade de dano causado; e Simbionte – Venom é uma opção de antecipação com dano penetrante. Com auxílio do Pássaro Negro, qualquer personagem poderá carregar Tecnoassalto, ajudando a gerar recursos ao devolver seus suportes para mão e comprando cards quando carregado.
5. Concluindo:
E era isso por hoje! Espero que tenham gostado. Como sempre enviem suas críticas, comentários e sugestões para o e-mail (mennamtcg@gmail.com) ou deixe seus comentários abaixo. Acompanhe essa nova série de artigos, e mande suas listas. Um abraço e até a próxima!