UNIVERSO PARALELO: MESÃO CADA UM POR SI
Fala galera, esse é meu primeiro texto aqui no site e antes de começar quero agradecer a oportunidade e dizer que é um prazer imenso escrever aqui, me chamo Luis e tenho só um ano de BS, mas modéstia à parte sou macaco velho em card games ( leia-se Magic ), tenho 27 anos, estudo o quarto ano de engenharia da computação e moro em São José dos Campos.
Dadas as apresentações vamos ao que interessa, do que se trata essa coluna Universo Paralelo?
Essa coluna tem por objetivo trazer para o BS adaptações de formatos alternativos de jogo, importados de outros card games ( leia-se Magic mais uma vez ), o formato abordado hoje como sugere o título, será o famoso Mesão cada um por si!, muito jogado em mesas de cozinha e tapetes da sala, indiscutívelmente, um clássico dos formatos casuais. O que me motivou a escrever esse artigo foi justamente um player pedindo informações no facebook de como ele poderia jogar mesão com seus dois amigos ao mesmo tempo, algo que aconteceu comigo algumas semanas atrás na casa do meu irmão, quando tinhamos exatamente 5 players, uma mesa tão grande quanto a vontade de jogar e um problema pra ser resolvido...como fazer isso funcionar ?
Improvisamos muitas coisas naquela primeira partida, mas logo depois da primeira já tinhamos consolidado um conjunto de regras simples que consideramos funcionais e passamos a tratar como oficial em nosso grupo, regras essas que compartilharei com vocês a partir do próximo tópico.
Ordem de jogada dos turnos:
Cada jogador presente joga um dado para que a ordem de jogada seja decidida através dos maiores resultados obtidos na rolagem.
Mulligan:
Em mesão, indepente do que vier na sua mão o primeiro Mulligan é grátis, podendo comprar os 10 cards iniciais independente da regra oficial, a partir do segundo Mulligan, segue a regra oficial, fazendo com que a mão incial do terceiro Mulligan seja de 8 cards.
Contagem regressiva:
Durante a fase de contagem regressiva de cada jogador, aquele jogador coloca um card do topo do seu deck em seus recursos para cada card de personagem que ele possui nos prêmios de cada oponente, e então rola-se um dado para decidir sobre qual oponente será feita sua contagem regressiva naquele turno, por exemplo:
Em um mesão com quatro players, o jogador_1 entrou em contagem regressiva, o jogador_2 possui três personagens em cena, o joagdor_3 possui dois personagens em cena, e o jogador_4 possui apenas um personagem em cena; então os jogadores 2,3 e 4 rolaram um dado para disputar o maior resultado, e o jogador 4 foi quem conseguiu o maior resultado nessa rolagem, e portanto o jogador_1 colocou apenas dois cards do topo de seu deck em seus recursos,como não possuia nenhum card de personagem nos prêmios de seus oponentes, colocou um por não ter personagem em cena e outro pelo fato do jogador_4 ter apenas um personagem na mesa.
Fase de antecipar:
Todos os jogadores podem antecipar nos turnos de cada um dos seus oponentes, no entanto estão restritos a usarem suas ações de antecipar apenas nos personagens controlados pelo jogador da vez, e para decidir a ordem de jogada dos players que vão antecipar naquele turno, os jogadores rolam um dado disputando o maior resultado.
*Dica: Cada jogador pode receber um número fixo para facilitar o sorteio na rolagem do dado, assim só um player precisa jogar o dado para sortear a ordem das jogadas naquele turno, otimizando assim o tempo da partida.
Fase de combate e distrubuicão do dano na preparação:
Durante a fase de combate, cada jogador pode distribuir suas ações e ataques da forma que quiser entre seus oponentes, assim como na preparação; por exemplo:
Em um mesão com 3 jogadores, o jogador_2 possui em cena 1x Capitão América e 1x Visão, na fase de combate ele utiliza arremessar escudo do Cap. América e da alvo em 1x Mystério do jogador_ 1 e 1x Réplica de Loki do jogador_ 3, e com seu Visão ele decide atacar o Mystério do jogador_1.
Regra de suporte no mesão:
Cada jogador pode colocar em cena um suporte com o mesmo nome de outro suporte que já esteja em jogo sob controle de qualquer oponente, desde que aquele suporte não tenha filiação, por exemplo:
O jogador_1 colocou em cena uma Armadilha Reforçada, o jogador_2 possui em cena uma Mansão dos Vingadores, então o jogador_3 pode colocar em cena uma Armadilha Reforçada, por ser um suporte sem filiação ( mesmo tendo uma Armadilha Reforçada em cena sob o controle do jogador_1 ), mas não pode colocar uma Mansão dos Vingadores já que este suporte tem a filiação Vingadores.
Condição de vitória:
O vencedor será aquele que conquistar primeiramente 15 prêmios de seus oponentes de forma global, por exemplo:
Imagine um mesão com 3 jogadores, o jogador_ 1 venceu a partida derrotando 1x Capitão América e 1x Visão que pertenciam ao jogador_ 2, e 2x Réplica do Loki e 1x Líder que pertenciam ao jogador _3; somando um total de 15 pontos em seus prêmios, sendo 8 do jogador_ 2 e 7 do jogador _3.
Se um jogador descarregar um personagem que ele controla para comprar um card, aquele personagem conta nos prêmios de todos os oponentes
*Dica: Seja organizado ao gerenciar os prêmios de cada player, uma forma eficiente de fazê-lo é reservando um espaço na mesa só para isso, dispondo os cards em coluna por jogador, além de facilitar a visualização durante a partida, você diminui o risco de embaralhar cards alheios no seu deck.
E aqui chega ao fim o primeiro artigo do Universo Paralelo, espero que tenham gostado do tema e das regras sugeridas, agradeço a todos que leram e os convido a darem um feedback nos comentários caso decidam usar as regras apresentadas no artigo e compartilhar conosco suas impressões, sugestões e críticas.Um abraço e até a próxima!