ESTRATÉGIA EM ESTUDO: ATAQUE À DISTÂNCIA
Seja bem-vindo a coluna Estratégia em Estudo! Sou eu novamente, Sergio Menna, e esta semana começaremos uma série nova em que discutiremos estratégias com cada poder de BS, e possíveis combinações.
Nosso foco hoje será Ataque à Distância, e da mesma forma que na semana passada, discutiremos as forças e fraquezas desse poder, bem como combinações com outros poderes. Vamos lá?
1. Sobre cards de Ataque à Distância
Ataque à Distância é um dos poderes mais ofensivos de BS. Todas as 20 habilidades deste poder causam dano. No entanto, apenas três (15%) são antecipações, então este costuma ser um poder que precisa de outro para suporte. É um poder bastante comum em personagens, aparecendo em 74 dos 335 (22%) e possui um excelente cenário defensivo: Fogo Cruzado. Por essa razão, eu gostaria de explorar hoje uma combinação de Ataque à Distância com Telepatia, para usar Sugestão Coletiva e ficar voltando o cenário quando necessário. Mas deixemos essa discussão para depois, e vamos ver agora os cards de habilidade que este poder tem para oferecer.
Alvejar Comparsas aparece em (pasmem) 1.004 decks no site Database, seguido de Lança-Míssil em 641 e Granada de Mão que aparece em 611, sendo de longe as habilidades mais usadas deste poder.
Voltando com a nossa proposta de combinação com Telepatia, temos apenas o Cable e o Cisne Negro com essa combinação de habilidades. Para aproveitarmos o Cable, vamos usar também a Esperança, que ganha todas as habilidades dos personagens em cena e já possui Ataque à Distância, e também Vampira V2, que ganha todas as habilidades dos cards carregados. Para ajudar a preencher as lacunas, uma opção válida de personagens com Telepatia é o Mystério, Cassandra Nova e o Rei das Sombras, com estes dois últimos ajudando no controle de personagens em cena. Outra opção é usar Professor X V1 e Fênix, para tornar o deck o mais tribal possível e se valer de Trabalho em Equipe. Além disso, com o anúncio da Copag da Guerra Mundial, se torna mais fácil fazer com que o deck cumpra os pré-requisitos exigidos (não viu o anúncio da Copag? Então veja em: www.battlescenes.com.br/vem-ai-a-guerra-mundial-marvel/).
Como alternativa ainda podemos usar o Bishop, mas com Granada de Mão à disposição não precisamos tanto assim de personagens com Ataque à Distância.
Primeira Conclusão: Ataque à Distância é um poder bastante focado em causar dano, mas possui poucas antecipações. Para contornar este problema, o ideal é usar uma habilidade de apoio que possua muitas opções para antecipar.
2 . Arquétipo de deck: Minions
Antes de continuarmos com nosso deck de hoje, vamos falar dos arquétipos comuns de decks de Ataque à Distância. O Minions é um tipo de deck que se vale de muitos personagens de baixa Energia Inicial (como os Capangas do Rei, Soldado H.I.D.R.A., Bob – Agente da H.I.D.R.A., etc.) para possuir muitos ângulos de ataque durante seu turno. A maior vantagem desse tipo de deck é que eles normalmente possuem um “recrutador”: um personagem que busca esses “Minions” em grandes quantidades. Por isso, é comum vermos decks da H.I.D.R.A. com Caveira Vermelha e Barão Strucker, e/ou decks com Rei do Crime e seus capangas. E é claro, podemos juntar tudo num deck só.
Um personagem digno de nota é o Deadpool. Ele costuma aparecer em listas de Minions sempre ao lado de seu sidekick: o Bob. O texto do Bob amplia os danos do Deadpool para cada Bob nos prêmios de seu oponente, fazendo com que o Deadpool cause uma quantidade considerável de dano. Caso o deck use o Deadpool V1, que possui Agilidade, o comum é usar Entrada Triunfal, Movimento Ágil e praticamente qualquer outro card de Agilidade para causar até 13 de dano no turno em que ele entra em cena! Isso sem contar com outros ampliadores de dano, como À Espreita, muito comum nesse tipo de deck. No caso de usar o Deadpool V2, pode-se usar tanto Alvejar Comparsas quanto a própria ação do personagem, que causa um de dano penetrante ao custo de uma incapacitação e de carregar um card de Regeneração.
Nos decks de Minions com base em personagens da H.I.D.R.A., é muito comum usar Parede Holográfica, para adicionar proteção ao deck, junto com Fogo Cruzado. Os personagens dessa afiliação mais usados são os Soldados da H.I.D.R.A., Militante (que protege seus personagens da afiliação), Caveira Vermelha (o recrutador do deck) e o Barão Strucker (que ajuda a gerar recursos e controlar suas compras de cards). Aleksander Lukin é uma possibilidade nessas listas, assim como Ômega Vermelho nas listas que usam Regeneração.
Os mercenários de elite dos decks de Minions costumam ser Treinador e Pyro, e a eventual Mística V2. Temos também o Barão Zemo que, graças ao Strucker, Caveira e Rei do Crime, costuma vir junto com cards de Genialidade. Ambos os barões possuem Genialidade e Lâminas, fazendo com que Planos de Infiltração entrem no deck junto com outros cards de Genialidade, como Roubo de Ideias e Tecnoassalto. As possibilidades são muitas neste arquétipo.
Como novatos neste arquétipo, temos o Tecnoespião I.M.A., que além de possuir Genialidade, ele não pode ser alvo de personagens que carreguem habilidades! E isso pela bagatela de um de Energia Inicial. Falando em coisas novas, Arma com Silenciador tem grande potencial em integrar este deck porque, além de ser uma ação imprevista que causa dano penetrante, possivelmente custará zero de capacitação, uma vez que o critério de seu texto é facilmente cumprido: poucos decks no atual metagame se valem de personagens com Ataque à Distância.
Segunda Conclusão: os Minions se valem da superioridade numérica para vencer. Basicamente entrar em cena com um exército de personagens, as opções de dano são muitas. Com um cenário que amplie o dano, como À Espreita, ou com um cenário de defesa, como Fogo Cruzado, o deck pode causar um verdadeiro estrago.
3. Outras opções para decks de Minions
E obviamente não poderíamos deixar de falar de Portal para o Microverso ao falar de uma habilidade tão ofensiva quanto Ataque à Distância. Portal para o Microverso é capaz de transformar um Capanga do Rei carregando um Lança-Míssil num Capitão Universo! Claro que o Capanga vai ser derrubado, mas ele rende apenas um ponto para o oponente. É uma troca muito válida.
Durante sua preparação, se você controlar Capangas do Rei V2, você consegue causar dois de dano penetrante com a ação deles. É muito dano na preparação, e é tão desanimador pro seu oponente ter que dar alvo com as ações dele em personagens tão fracos, que renderão só um ponto. E com Alvejar Comparsas, qualquer Soldado H.I.D.R.A. se transforma num monstro, bastando utilizar cards de permuta, como Reestruturação Muscular, que terá o benefício secundário de estar em um deck onde muitos personagens tem Regeneração.
Outro suporte digno de nota é Esconderijo Secreto. Enquanto seus Minions estão lá descendo a lenha no seu oponente, o mentor do crime está protegido no conforto de seu lar. Com Rei do Crime, existe a possibilidade de proteger um Capanga com o Esconderijo, criando um nível extra de proteção para o Rei, devido ao seu texto.
E por mais bizarro que seja outra forma de se valer do texto dos Minions que permite várias cópias deles em jogo é Máquina Diabólica. Já pensou seu oponente derrubando uma montanha de cards na Contagem Regressiva? Seria irônico fazer isso com decks que demoram a entrar (estou olhando para você, Irmandade de Mutantes).
Vamos falar um pouco sobre cenários agora. Fora os ampliadores de dano de sempre, e dos já falados Fogo Cruzado e Parede Holográfica, temos Projétil Inesperado para causar algum dano em troca de uma incapacitação. Abusando da vantagem dos Minions de poderem entrar em quantidade no jogo, podemos usar Ataque Surpresa para que eles já entrem em cena no estágio dois de capacitação. E claro, podemos aproveitar o fato deles serem descartáveis e usarmos cenários mais “suicidas”. É o caso de Entrando de Cabeça, que permite darmos ao oponente um ponto ao render um Minion em troca de um card da mão dele.
E para finalizarmos esse ponto, vamos ao Mefisto. Sim, render um Minion enquanto evolui outro no Mefisto é interessante. O problema é transformar um personagem de um ponto em um de oito, que estará carregando cinco cards apenas, mas, ei, existe Retirada Estratégica, certo?
Terceira Conclusão: basicamente qualquer suporte, personagem e/ou cenário que se aproveite de muitos personagens em cena ou de render personagens para efeitos maiores são excelentes possibilidades neste arquétipo de deck.
4. Decklist: Pulp Fiction
E de volta com nossa proposta deck, senhoras e senhores! Eu o chamo de Pulp Fiction porque
ele vai controlar os cenários em jogo, e quase sempre esse cenário será BANG Fogo Cruzado. Usaremos Ataque à Distância como o poder para as ações de dano e Telepatia será responsável pelo apoio e antecipação do deck, com foco em:
Criar uma lista que possa participar da Guerra Mundial de Afiliações;
Ser minimamente competitivo, mas não perder o fator for fun;
Combater efetivamente o metagame para não ser uma lista “morta”.
E como a Database voltou, eu vou criar a lista lá e explicar o porquê das minhas escolhas nas linhas abaixo.
Mas antes de enveredarmos para esta seara, algumas palavras. Na época em que Invasão Cósmica foi lançada, o Léllis e o Lucas ZK escreveram uma sequência de artigos muito bons falando sobre as combinações de poderes que haviam sido lançadas na ocasião. Eu gostei muito, e acredito que vale a pena você olhar (Link: http://www.marveltcg.com.br/2015/01/analise-de-card-habilidades-sinergicas.html). Na medida do possível, eu vou evitar falar das combinações que eles já falaram para termos mais material diferente.
Ainda, antes de falarmos da lista, alguns comentários com relação a ela. Uma das minhas críticas a essa lista é que eu acho que ele deveria ter mais ações de Ataque à Distância. Poderia ter uma cópia do Pyro e outros personagens X-Men, como Homem de Gelo, mas eu quis manter a lista bem básica. Se você quiser fazer modificações a ela, sinta-se à vontade. Creio que o mais importante aqui é estabelecer uma ideia de como combinar esses poderes.
Agora sim, vamos à lista então:
A maioria dos personagens nós já discutimos, então vou me limitar a falar sobre as demais escolhas. Fênix Negra, apesar de apenas uma cópia devido às regras do GM, dá ao deck a possibilidade de devastar a cena do oponente. O Wolverine é uma opção de dano extra, assim como Garras Imoladoras. Limitei-me a apenas uma cópia do cenário porque ele será útil apenas com o Wolverine (eu poderia ter colocado Shurikens, mas eu achei melhor focar em antecipações mais úteis). De qualquer forma, com Sugestão Coletiva, é possível usar Garras Imoladoras todo o turno se necessário, então uma cópia basta.
Com relação aos demais cenários, Fogo Cruzado já foi explicado. Convocar Reforços é muito útil para pegar personagens no deck, em especial o Mystério, que permitirá buscar os demais cenários. Invocar o Relâmpago, além de ajudar a controlar a mão do oponente, nos ajuda a evitar um Jaqueta/Formiga. A Invasão Secreta e a Manchete do Clarim são para situações específicas. Podem retornar a cena sempre que necessário com a Sugestão.
Os suportes, excetuando o Portal, são para dar variedade de respostas ao deck. O Portal ajuda a maximizar o fator devastação do deck.
Quanto às habilidades, muito pouco há de ser dito também. Granada de Mão é importante para dar Ataque à Distância para os personagens que não possuem esta habilidade, enquanto que Lança-Míssil e Alvejar Comparsas são as formas de causar dano. Nota que Cable com Granada de Mão é uma excelente antecipação, graças ao texto dele que permite usar ações de Ataque à Distância como antecipações.
Desunir e Fazer Esquecer são as antecipações de controle do deck. Reanimar é a opção para deixar o personagem com a Sugestão Coletiva sempre em condições para agir, enquanto Sussurros na Mente ajuda a eliminar cards difíceis de lidar. Adaga Psíquica ajuda a causar dano, e é uma boa opção para carregar em personagens quando você precisar descarregar o Desunir para pagar seu custo. Olho de Agamotto está aqui apenas para garantir que todos os personagens poderão usar as ações de Telepatia, enquanto Trabalho em Equipe permite que todos possam usar suas ações e permutar os cards que estão carregados de maneira errônea.
5. Concluindo
Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado. Como sempre enviem suas críticas, comentários e sugestões para o e-mail (mennamtcg@gmail.com) ou deixe seus comentários abaixo. Acompanhe essa nova série de artigos, e mande suas listas. Um abraço e até a próxima!