top of page

DISCUSSÃO TEÓRICA: TORNEIO NACIONAL BATTLE ROYAL


Olá, sejam muito bem vindos a mais uma “Discussão Teórica”. Coluna destinada a debater alguns temas de Battle Scenes. Sou Yuri Bittencourt e dessa fez o alvo será o Battle Royal e o que esse torneio poderá nos propiciar.


Faz algum tempo que os jogadores de Battle Scenes manifestam interesse em um ranking nacional através de sites, blogs e redes sociais. Em setembro a Copag, empresa pioneira na fabricação de baralho no Brasil, anunciou o “Battle Royal”. “Battle Royal é um termo cunhado na Roma antiga e se refere à batalhas que envolvem três ou mais competidores, até que apenas um se mantenha de pé. De lá pra cá, o termo passou a ser utilizado em diversos contextos, e hoje chega ao Battle Scenes com a expectativa de trazer ao jogo o mais alto nível de disputa entre os participantes”, informou a empresa em seu site ao anunciar o torneio, com a proposta de ser o maior torneio de BS já realizado.


Faltam apenas alguns dias para o torneiro que ocorrerá no Hotel Estanplaza International – Rua Fernandes Moreira, 1293, Sala Belém – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP, e se inicia às 8h30 do dia 21/11 (sábado).


Os inscritos no torneio receberão um kit contendo:


1 copo térmico personalizado e exclusivo;


1 deckbox exclusivo do evento;


1 card Promo n°18 – Golpe de Sorte;


1 vale desconto de 15% e frete grátis para produtos Battle Scenes na CopagLoja;


2 boosters de Battle Scenes.


A recepção dos jogadores acontecerá das 8h30 às 9h30. O jogador que chegar após este horário não poderá participar do torneio e nem retirar o kit, pois este é exclusivo para os participantes do torneio.


São mais de 150 confirmados para o torneio e o vencedor assim como os melhores colocados serão muito bem premiados.


1º lugar:

- 1 réplica do Escudo Capitão América em tamanho real no valor aproximado de R$ 4.000,00

- 1 Troféu de Campeão do Battle Royal 2015

- 3 Booster Box de Battle Scenes – Ofensiva Surpresa

- 1 HQ Deluxe da Marvel


2º lugar:

- 1 PS Vita com o jogo Marvel vs. Capcom 3

- 1 Troféu de Finalista do Battle Royal 2015

- 2 Booster Box de Battle Scenes – Ofensiva Surpresa

- 1 HQ Deluxe da Marvel


3º e 4º lugar:

- 1 Action Figure do Deadpool Marvel Select

- 1 Troféu de Semifinalista do Battle Royal 2015

- 1 Booster Box de Battle Scenes – Ofensiva Surpresa

- 1 HQ Deluxe da Marvel


5º a 8º lugar:

- 18 Boosters de Battle Scenes – Ofensiva Surpresa

- 1 HQ Deluxe da Marvel


9º a 16º lugar:

- 18 Boosters de Battle Scenes – Ofensiva Surpresa


O torneiro é aberto a espectadores, logo quem não puder participar e residir em São Paulo, poderá assistir as partidas. A Copag solicita que os espectadores não interfiram nas partidas em andamento.


Para o Royal foram estipuladas regras específicas que até o momento não possuíamos no jogo oficialmente. Como por exemplo: tempo de duração de partidas e critério de desempate. Junto às regras, a Copag disponibilizou um Guia de Penalidades caso seja presenciado alguma infração ao decorrer das partidas, como: Erros de Jogo, Cards Marcados, Problemas de Deck, Ritmo de Jogo e Erros Processuais. Os jogadores deverão apresentar uma DeckList de seus baralhos. Tivemos também a atualização da Lista de Erratas e no dia 05/11 foi anunciado que a carta Despedaçar a Realidade foi banida desse torneio especificamente, informação que consta nas regras do evento. Uma noticia que veio junto de muito debate, discussão e mimimi. Alguns criticando e outros louvando e agradecendo a Odin.


Battle Royal contará com a presença de juízes e um juiz principal (Head Judge).


O juiz principal será escolhido antes do início do torneio pela organização e tem como responsabilidade garantir que todos os participantes estejam de acordo com as regras deste e de outros documentos elaborados pela Copag, além de delegar funções a outros juízes, se necessário. Todo e qualquer jogador pode realizar o apelo ao juiz principal do evento, caso discorde da decisão do juiz que o atendeu. Nestes casos, o juiz principal deve ouvir todas as partes envolvidas – ambos os jogadores e o juiz que inicialmente atendeu a partida – antes de emitir sua interpretação. O juiz principal tem a autoridade final em todas as regras e interpretações no torneio, devendo todos os participantes cumprir e respeitar suas decisões.


Possivelmente as rodadas serão geradas e sorteadas com a utilização do Battle System, software feito também pela Copag.


Até o momento, no meu ponto de vista, tem tudo pra ser um grande evento. Podendo proporcionar para os competidores, assim como a organizadora do evento, grande experiência.


“Promover esse torneio já era uma de nossas metas para 2015. Sabemos dos inúmeros fãs do card game e queremos promover o entretenimento entre eles para pulverizar, ainda mais, o sucesso do Battle Scenes no Brasil. Esse é um produto totalmente produzido, desenvolvido e distribuído pela Copag. Sentimos muito orgulho do resultado de adeptos em todo o país, ainda mais por ser um produto totalmente nacional. Estamos confiantes que o campeonato será um sucesso", afirma Mariana Dall'Acqua Lopes, diretora de Marketing da Copag.


Muitos jogadores fizeram criticas quanto ao torneiro ocorrer apenas em São Paulo e a Copag através de seu site e pagina no facebook respondeu:


“Pessoal, entendemos o interesse de todos os jogadores em ter um grande evento organizado pela Copag em sua cidade ou estado. Por enquanto os torneios são feitos em São Paulo, pois nossa operação principal é na cidade. Temos planos para expansão de nossos esforços para todo o Brasil, mas por enquanto contamos com a ajuda de organizadores e lojistas para realizar eventos pelo país afora”.


O Battle Royal pode ser o primeiro passo para um ranking nacional, assim como torneios regionais/estaduais devido ao grande número de pedidos de jogadores que residem em outros estados e mais torneiros nacionais, oficializados pela Copag.


Fora sua farta premiação, esse torneio agrega aos jogadores a experiência de presenciarem outros estilos de decks assim como de jogar, já que contaremos com a presença de jogadores de diferentes regiões. Colocará à prova as regras adotadas, se estão boas desta forma ou se necessário ajustes e melhorias. Caso haja a utilização do Battle System, me preocupo. Pois em Porto Alegre já tivemos problemas com o software em torneio de 6 a 12 jogadores, quem dirá com mais de 100. Talvez sirva para que a Copag cumpra o prometido.


Aos que participarão do torneio seguem dicas:

O torneio inicia com a recepção dos jogadores e check-in de dados e decks, com inicio as 8h30 e termino às 9h30. Procure chegar no horário, pois em caso de atraso, o jogador não poderá entrar no evento. A previsão de termino é para a noite, expectativa para as 23h conforme comentário da Copag em seu site. Cards reservas assim como Shield/Protector/Sleeves, são aconselháveis para caso seja danificado ou o juiz determine a troca desses.

Devido à longa duração do evento, é aconselhável que se leve água e alimentos leves.

Todo jogador terá direito a uma saída do evento independente do motivo, se possível utilize essa “saída” para alguma emergência.

Testem seus decks com os amigos utilizando as regras que serão adotadas no Royal para se adaptarem ao formato do torneio. Descansem bem no(a) dia/noite que antecede o evento.

Se desejar leve cards para troca, pois contaremos com grande número de participantes e a troca de informação, experiência e cards será divertida e muito bem vindas.


Qual sua expectativa para esse grande evento e que mudanças podemos esperar após o Royal? O tão desejado ranking nacional se aproxima?! Uma banlist oficial do jogo se aproxima? Não deixe de comentar!! Aos que participarão do torneio, muito boa sorte!!


Abraço a todos e até a próxima.

bottom of page