DISCUSSÃO TEÓRICA - FALANDO UM POUCO SOBRE UMA BANLIST
...
Olá, sou Yuri Bittencourt e trago a vocês a coluna “Discussão Teórica”.
Com o intuito de debater, opinar e ouvir outros jogadores sobre alguns pontos de BS. Neste post falarei sobre Banlist e sua influência no cenário competitivo.
Algum tempo atrás foi discutido entre os jogadores de Porto Alegre e Grande Porto Alegre/RS sobre a necessidade ou não, de uma banlist em Battle Scenes. Quais cartas deveriam ser banidas e por que dessa necessidade.
Mas afinal, "O que é Banlist e qual sua utilidade?" Vamos às respostas.
É importante que para um TCG (Trading Card Game) que haja grande variedade de cartas para que assim haja também uma diversidade de decks a nível competitivo. Para agradar os diferentes estilos dos jogadores. Quanto maior a possibilidade de decks diferentes, poderemos ter um maior número de jogadores em torneios. Pois se houvesse apenas um deck a nível competitivo, todos os jogadores utilizariam esse deck ou fariam um deck tentando derrota-lo.
Para manter essa diversidade e a longevidade, alguns TCGs baniram e restringiram algumas cartas que desequilibravam o jogo.
A banlist nada mais é do que isso.
A banlist de cada TCG possui uma data específica para ser divulgada. Geralmente ocorrem logo após o lançamento de uma nova coleção. Cards que foram banidos são os que demonstraram ser muito fortes, causando o desequilíbrio do jogo.
Algumas cartas que causam "um pouco menos" de desequilíbrio, são restritas.
Cartas que constam na lista como restritas, significa que será permitido apenas 1 cópia do card em seu deck.
Os cards banidos ou restritos geralmente não são criados com o intuito de desequilibrar o jogo, porém algum jogador viu nessa carta somada a outra(s) a chance de um combo que veio a desequilibrar o jogo.
A solução geralmente é banir todos ou grande parte dos cards que compõem o combo ou banir um card que seja muito influente nesse combo, fazendo assim com que o combo não consiga se manter.
Em Yu-Gi-Oh!, por exemplo, as cartas que constam nessas listas são cards que lhe permitem ganhar no primeiro turno antes que seu oponente tenha a chance de jogar. Geralmente composto por um turno infinito. Também há combos que lhe permitem matar o oponente apenas em um turno. Ou cartas que lhe permitem ter uma vantagem, em relação ao oponente, relacionada a quantidade de cartas que se tem na mão.
Diferente de Yu-gi-Oh!, Battle Scenes ainda não apontou problemas relacionados a vantagem de número de cartas em mãos. Foi justamente o que Amadeus Cho e Talento em Negócios trouxe em OS. Ainda é algo recente e pouco utilizado na cena competitiva.
BS também já apresenta alguns combos muito fortes e cartas que fazem grande diferença quanto postas em cena. Capazes de vencer o oponente em apenas um turno caso haja na mesa 15 pontos dando mole.
Algumas cartas com possibilidade de banimento ou restrição em Battle Scenes e que na época foram mencionadas são: Mystério, por todo turno buscar um cenário podendo gerar recurso ou cartas que fazem diferença, como Convocar reforços e retirada estratégica.
Despedaçar a realidade que se estiver com combo completo e fechar o turno infinito não permite que o oponente jogue.
Há outras cartas que facilmente entrariam nessa lista, como Portal para o Microverso. Que na fase de preparação pode facilmente limpar a mesa do oponente utilizando Pyro+Selene+Adaga Psiquica+Pyro ou Kraven+Entrada Triunfal+Reflexos Rápidos.
Foi posto em questão também não o banimento ou restrição dessas cartas, mas talvez nerf. Como por exemplo, colocar Despedaçar a realidade na base do deck e não nos recursos ao ser utilizada ação. Investigação não ser usada por um personagem que acabou de entrar no turno. Portal para o Microverso poderia ser um card restrito.
Vendo por outro lado, atualmente seria necessário uma banlist para BS ou todas as jogadas e cartas possuem um counter? Homem Molecular, Carregamento de Vibranium ou Parede Holográfica não seriam cartas para counterar Mystério?
Ofensiva Surpresa apresentou muitas propostas e possibilidades contra ações imprevistas. Impedindo assim a aceleração que Investigação dá ao jogo e grande quantidade de dano de ações imprevistas.
Para personagens que podem usar ações no turno em que entram em cena e/ou ações imprevistas, temos Embaralhador Eletrônico, Jaqueta Amarela e Homem Formiga.
Por aqui, o estilo de jogo mais debatido com relação a ban, nerf ou restrito são decks com turno infinito, como Vingadores, Mestres do Terror e o Altista. Todos fazem uso de Despedaçar a Realidade. E lhes pergunto: O que fazer com essa carta tão odiada? -rs
Como seriam os bans sendo que cada região adota um estilo de jogo e utiliza em seus metas cartas diferentes? Um exemplo disso: Mefisto que por aqui praticamente ninguém o utiliza nos decks, em São Paulo é muito utilizado.
Já ouvi jogadores de outros TCGs falarem que já possuem decks e aprenderam a jogar, porem não se inserem no competitivo por falta de banlist, por considerarem algumas cartas apelativas em relação a outras. Citando Pyro e Mystério como essas cartas.
Ao meu ponto de vista, existe um pequeno desequilíbrio no jogo! Mas nada que não consiga ser counterado até o momento. Um deck não pode ganhar de todos, logo seu deck sempre terá desvantagem contra algum oponente.
Porém para um futuro talvez, não tão distante, o banimento de alguns cards se fará necessário?
Você, o que acha? A favor das banlists? Contra? Porque?
Que personagem você gostaria de Obliterar do Cenas de Batalha?
Até a próxima! Abraço a todos.